O segundo dia do Encontro Regional de Negociadores – Edição Nordeste, começou com um debate com os presidentes das federações do comércio do Ceará, Luiz Gastão Bittencourt, e do Piauí, Valdeci Cavalcante, falando sobre a negociação coletiva no âmbito do Sicomércio. O encontro foi mediado pelo presidente da Fecomércio-SE, Abel Gomes.
Cavalcanti acredita que os sindicatos laborais na atualidade estão à frente dos empresários na expertise em negociação. “Nós, empresários, devemos nos capacitar para nos equipararmos aos trabalhadores no processo de negociação”, destacou o presidente da Fecomércio-PI. “Nossas entidades devem atuar também na formação política das lideranças”, concluiu Valdeci.
Ao abordar a evolução histórica do sindicalismo no Brasil, Luiz Gastão Bittencourt falou sobre a importância da convenção coletiva do trabalho, que ele define como a essência do sindicalismo e das relações de trabalho. “Hoje, fazemos parte do maior sistema sindical da América Latina, e um dos maiores do mundo”, afirmou Bittencourt.
“Temos de buscar uma equação lembrando que capital e trabalho não sobrevivem sozinhos. Uma empresa não se desenvolve sem trabalhadores. Por outro lado, podemos ter toda a força de trabalho do mundo, mas ela precisa de investimentos empresarias para que se desenvolva”, concluiu o presidente da federação cearense.