É cada vez mais evidente o número de empreendedoras, sobretudo as que deixam de ser apenas donas de casa para abrir o próprio negócio e crescer na vida. O empreendedorismo feminino cresceu 21,4% na última década, enquanto que o aumento no número de empreendedores homens foi de 9,8%. Atualmente, o público feminino corresponde a 46% do total de Microempreendedores Individuais (MEI) do Brasil, sendo que 40% delas também são chefes de família.
Esses números expressivos fazem parte do diagnóstico do Anuário das Mulheres Empreendedoras e Trabalhadoras em Micro e Pequenas Empresas, elaborado pelo Sebrae e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que reúne dados do início da década até o ano de 2011. As estatísticas ainda mostram que a diferença salarial entre homens e mulheres é bem menor quando são observados os pequenos negócios – 24%. Já nas grandes companhias brasileiras, os homens ganham 44% a mais do que as mulheres.
Em Alagoas, até 2009, 73 mil mulheres eram empregadoras ou trabalhavam por conta própria. Em 2011, esse número chegou a 87 mil. Já o número de empreendedores (empregadores e trabalhadores por conta própria) do sexo feminino, que em 2009 era de 15,4%, chegou a 20% em 2011.
Roberval Cabral, diretor de Administração e Finanças do Sebrae em Alagoas, fala sobre a importância desse crescimento e das ações do Sebrae para que esse número aumente. “Os dados mostram claramente que a desigualdade entre homens e mulheres no mundo do empreendedorismo diminuiu. Ações como o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, por exemplo, contribuem ainda mais para a diminuição dessa diferença aqui no estado”, destacou.
As mulheres empreendedoras têm características específicas e favoráveis ao seu desempenho, porque conciliam melhor suas atividades pessoais e profissionais; investem mais em capacitação; e são mais detalhistas, sensitivas e intuitivas, o que contribui na gestão de negócios, principalmente quando aliadas a coragem, iniciativa e determinação.
Observando esse público, o Sebrae oferece ações como o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, que é realizado anualmente desde 2004. Em 2012, a premiação, que reconhece empresárias de sucesso, contou com mais de 5,4 mil inscrições em todo o Brasil.
Além disso, o curso Mulher Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae Nacional, é outra iniciativa voltada especificamente para despertar o empreendedorismo no universo feminino. Nesse caso, para aquelas que são de comunidades onde o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é baixo. O curso aborda os temas Fortalecendo a Identidade Feminina, Cultivando a Autoestima, A Mulher Empreendedora e Tornando-se uma Mulher Empreendedora.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias