O convênio entre a Fecomércio/AL e o Sebrae/AL viabilizou a realização do Curso de Gestão Empresarial para empresários de Maceió, Arapiraca, Penedo, União dos Palmares e Palmeira dos Índios.
Entre de 2009 e 2013, o curso capacitou os empresários nos critérios de gestão da qualidade com foco na excelência empresarial ao abordar, em dez módulos, assuntos como planejamento estratégico, estruturação do sistema de gestão, gestão de clientes, sociedade, processos operacionais e processos financeiros, dentre outros.
Durante as aulas, os empresários aprenderam a associar o conhecimento teórico à prática a partir da observação e planejamento individualizado; afinal, cada empresa tem suas necessidades e é preciso adequá-las à realidade do mercado.
União dos Palmares
A iniciativa do convênio já vem dando resultados. Alguns empresários da cidade de União dos Palmares que participaram do curso viram seus empreendimentos terem uma melhora significativa após colocarem em prática o que aprenderam durante a capacitação.
Um desses participantes do curso foi a empresária Adriana Bezerra, dona da loja Adrys Modas. Adriana conta que após o curso passou organizar melhor seu planejamento estratégico e financeiro, definindo metas e objetivos, além de adequar o atendimento ao perfil de seus consumidores. O retorno veio por meio do aumento em seu faturamento.
“O curso de Gestão Empresarial foi muito proveitoso para mim. Passei a observar melhor o perfil dos meus clientes e realizei algumas modificações em nosso planejamento, com isso percebi os clientes mais satisfeitos e tive um relativo aumento no faturamento, o qual me possibilitou fazer melhorias no meu empreendimento, como a reforma e a informatização do sistema da loja”, diz Adriana.
O empresário Antônio Davi, sócio-gerente da empresa Linsbel Bebidas, também participou do curso, fato que considera ter sido importante. Depois da capacitação, ele conta que passou a organizar melhor o planejamento estratégico e financeiro da empresa. “Após o curso, pude melhorar nosso planejamento, implementando metas de despesas e investimentos futuros, documentando recibos de compra, vendas e recebimentos de materiais, com isso a gente tem um controle melhor do nosso faturamento. Isso tudo foi possível colocando em prática os conceitos aprendidos”, explica o empresário.
A estimativa do convênio era capacitar, ao longo de três anos, 107 Micro e Pequenas Empresas (MPEs), mas essa meta já foi superada no ano passado; terceiro ano do convênio. As atividades vão além das teorias gerenciais: aqueles que preencheram os critérios pré-estabelecidos, como participação e assiduidade, tiveram a possibilidade de contar com uma consultoria.