O poder legislativo Municipal de União dos Palmares realizou no dia 24/01/2019 a 3ª audiência pública da guarda municipal da cidade, onde foram debatidos diversos pontos importantes sobre a segurança pública.
O objetivo maior da audiência foi apresentar o estatuto da guarda municipal, falar sobre os problemas que atingem essa categoria, mostrar possíveis soluções e debater sobre elas.
Foi mencionado que a guarda municipal não possui efetivo suficiente para suprir a demanda do município tendo apenas 42 guardas municipais efetivos e cogita-se que haverá concurso público, já que não se pode ter profissionais contratados na categoria, com essa pequena quantidade de profissionais o comércio sente inseguro, mesmo tendo alguns guardas circulando na cidade podemos ver que, a maioria dos comerciantes contratam segurança para ficar em frente a suas lojas.
As autoridades presente deram apoio aos guardas municipais e que estarão disponíveis sempre que precisarem de apoio, pois o objetivo é a segurança pública