Colaboradores de todos os sindicatos filiados à Fecomércio participaram ontem (30) de mais um treinamento promovido pela Federação. Na oportunidade, dois eixos do Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS), Produtos e Serviços e Comunicação, foram focados.
Dentro do eixo Produtos e Serviços foi abordada a segmentação de mercado, modelo de negócios Canvas e a elaboração de plano de ação 5W2H. Para tanto, o multiplicador do SEGS em Alagoas, Vagner Cavalcanti, explicou que identificar necessidades e expectativas, analisar viabilidade financeira e identificar público-alvo são pontos essenciais a fim de estruturar os produtos e os serviços.
A identificação do público-alvo e a segmentação de mercado nos modelos business to business, no sentido de apontar que o consumidor é outra empresa, sobre o relacionamento que é mais duradouro, a razão como componente predominante e que o vendedor precisa estar bem preparado para lidar com o empresário. “A confiança no negócio é crucial para o sucesso”, comentou Vagner. O modelo business to consumer, que é o produto vendido diretamente ao consumidor final, também foi explanado.
Em relação à segmentação de mercado, Vagner destacou a importância de identificar o cliente e o que leva o produto a ser escolhido. A Assessoria de Comunicação (Ascom) da Fecomércio também contribui para o treinamento com a explicação da jornalista Sandra Peixoto que falou sobre comunicação em geral, a partir de como construir o texto.
Ela destacou a importância de comunicar o que a entidade faz e enfatizou a comercialização de produtos e serviços. Ela ainda orientou como identificar o público ao produto oferecido e a melhor forma de ofertar o produto a fim de se comunicar melhor.
Participaram do treinamento os colaboradores dos Sindilojas (Arapiraca, Palmeira dos Índios, Penedo e União dos Palmares), Sirecom, Sincofarma, Sincadeal e Secovi. E como convidado, o SindCFC.